Buscar
  • Sergio Benchimol

A Tela de Amsler e a detecção precoce da degeneração macular relacionada à idade

A Degeneração Macular Relacionada à Idade ou DMRI é uma das maiores causas de cegueira em pessoas com diabetes e é relacionada ao espessamento da retina e ao vazamento de sangue na mácula. Estima-se que ela afete hoje cerca de 21 milhões de pessoas em todo o mundo.


O inchaço da mácula reduz a clareza ou a nitidez da visão. Se não for tratado, pode levar à perda visual severa e até mesmo permanente. Quando tratada em seu estágio inicial, a perda visual pode ser adiada, interrompida e, em alguns casos, até mesmo revertida.


A observação de distorção de imagem ou presença de mancha na visão pode ser feita através da Tela de Amsler. Trata-se de um teste simples realizado por meio de uma grade de linhas horizontais e verticais, que auxilia na detecção de distúrbios visuais causados por alterações na retina, especialmente a mácula.

Tela de Amsler

Faça o teste em cada olho separadamente. Olhe para o ponto central  e observe se há manchas, distorções, escurecimento ou descoloração das linhas. Observe também se há dificuldade em fixar a visão no ponto central.


Teste de Amsler

Marque na tela onde encontram-se as manchas e/ou distorções e mostre ao seu oftalmologista.


Resultados do Teste de Amsler

A detecção precoce desses sintomas é primordial para a reversão da doença. Se você está experimentando alguma dificuldade acima citada, ligue pra gente e marque uma consulta. A Clínica de Olhos Benchimol possui especialistas em retina que podem lhe ajudar a combater essa doença.


(21) 3816-7000


Aceitamos mais de 30 planos de saúde e temos condições especiais para quem não tem plano.

0 visualização

©  Clínica de Olhos Benchimol. Todos os direitos reservados.                         Criado por Contenuti

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn