Buscar
  • Sergio Benchimol

Estresse pode aumentar risco de glaucoma

Mesmo em tempos de pandemia, é importante as pessoas não deixarem de lado os cuidados com a saúde ocular e check-up regular é a melhor forma de prevenir e tratar doenças oftalmológicas, como o glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

O estresse pode aumentar a pressão do olho e diversos estudos têm mostrado o aumento da prevalência de distúrbios de ansiedade e depressão, sendo o estresse um dos responsáveis por isso.

Esses distúrbios vêm se tornado a doença do século, por isso a investigação do efeito do estresse no aumento da pressão intraocular é fundamental.

Estudo realizado no HOB (Hospital Oftalmológico de Brasilia), conduzido pelo Dr. Yuji Abe em parceria com o Hospital das Clínicas da UNICAMP, conseguiu correlacionar o aumento do cortisol salivar e o aumento da pressão intraocular após um teste padronizado para induzir o estresse psicológico.

A pressão intraocular elevada é, comprovadamente, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença e, como na maioria das vezes o paciente não sente nada, pode levar meses ou até anos para que venha notar alguma alteração no campo de visão. (Fonte: Portal da oftalmologia)

Portanto, visite regularmente o oftalmologista para verificar sua pressão ocular.

Ver bem, é viver bem.

Sua visão é tudo para nós!



9 visualizações

©  Clínica de Olhos Benchimol. Todos os direitos reservados.                         Criado por Contenuti

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn