Buscar
  • Sergio Benchimol

Fique atento: saiba identificar os quatro principais sintomas da Retinopatia Diabética

O paciente que tem diabetes pode, ao longo da evolução da doença, apresentar alterações em sua visão provocadas pela Retinopatia Diabética.


A falta de controle da glicemia associada a outros fatores como hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo, obesidade, entre outros, pode causar o crescimento de vasos anormais na retina, com risco de sangramento e descolamento da mesma.


O edema de mácula é a disfunção mais associada à retinopatia diabética e maior causadora de baixa visão ou até mesmo cegueira nos casos mais graves. Ele é caracterizado por um aumento da espessura da mácula (região central da retina) que é responsável pela visão central e que detecta os detalhes, formas e cores dos objetos.


Por esse motivo, é indispensável que o paciente portador de diabetes (ou mesmo aqueles que ainda não receberam um diagnóstico da doença) esteja atento aos quatro principais sintomas de alteração da visão em função da retinopatia diabética:

  • Baixa da acuidade visual, ou seja, dificuldade para distinguir detalhes espaciais tais como o contorno e as formas dos objetos

  • Distorção da visão

  • Perda de nitidez

  • Diminuição da detecção das cores




A melhor forma de se evitar o aparecimento dessa doença é visitar regularmente o endocrinologista e fazer exames frequentes de medição da glicemia.


Mas caso algum (ns) desses sintomas já tenha sido detectado, é de suma importância marcar uma consulta oftalmológica para diagnosticar a retinopatia diabética e começar a tratá-la de imediato.


O diagnóstico é realizado através do exame de OCT (Tomografia de Coerência Óptica) e o tratamento mais moderno se dá através de injeções intravítreas com medicamentos antiangiogênicos.



A Clínica de Olhos Benchimol possui o equipamento OCT e trata a doença com as injeções intravítreas em centro cirúrgico próprio em suas instalações em Copacabana.


Ligue pra gente no (21) 3816-7000 e marque uma consulta.

2,792 visualizações

©  Clínica de Olhos Benchimol. Todos os direitos reservados.                         Criado por Contenuti

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn