Buscar
  • Sergio Benchimol

Novo estudo indica que cirurgia de catarata e aparelhos auditivos podem prevenir a demência

Pesquisadores da Universidade de Manchester divulgaram recente estudo onde concluíram que o declínio cognitivo inerente ao envelhecimento do ser humano pode ser retardado depois que a audição e a visão do paciente melhoram. Manter a visão e a audição deixa a pessoa fisicamente ativa e socialmente envolvida, reduzindo o risco da doença.


A pesquisa sobre cirurgia de catarata comparou as respostas da pesquisa de 2.068 pessoas que foram submetidas à cirurgia de catarata na Inglaterra, com 3.636 pessoas que não fizeram o procedimento. Já o estudo sobre aparelhos auditivos foi realizado usando dados de 2.040 participantes.


Os pacientes foram convidados a recordar imediatamente 10 palavras e depois novamente, no final da sessão. Os cientistas compararam as taxas de declínio antes e depois da cirurgia de catarata e antes e depois do início do uso dos  aparelhos auditivos. Segundo os cientistas, tais taxas foram reduzidas pela metade após a cirurgia de catarata, e em 75% após a adoção dis aparelhos de audição.


Há muitas barreiras a serem superadas para a manutenção da saúde e da independência na terceira idade. O importante é reconhecer que a perda auditiva e visual são problemas de saúde significativos, e que, se ignorados, podem levar ao isolamento, demência e a problemas de saúde mental.


Exame oftalmológico


Se você tem 60 anos ou mais, é importante uma avaliação médica pra verificar sua saúde ocular e a necessidade da cirurgia de catarata. A Clínica de Olhos Benchimol tem 70 anos de atuação nessa área, já realizou mais de 50 mil cirurgias em centro cirúrgico próprio e certificado pela 3M em esterilização hospitalar.


Ligue pra gente e marque uma consulta. Aceitamos mais de 30 planos de saúde.


(21) 3816-7000



0 visualização

©  Clínica de Olhos Benchimol. Todos os direitos reservados.                         Criado por Contenuti

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone LinkedIn